Os indicadores financeiros servem para analisar as finanças de uma empresa. Sendo assim, eles são úteis para que os gestores fiquem de olho na saúde financeira do negócio.
Para que uma empresa consiga crescer, é muito importante saber analisar os resultados operacionais obtidos. Conseguir compreender os demonstrativos financeiros de um negócio é um ponto-chave para avaliar o seu desempenho corporativo.
Afinal, sem recursos para investir e honrar com as obrigações, a empresa não poderá crescer de forma sustentável.
Para acompanhar adequadamente a gestão desses recursos, é preciso conhecer os principais indicadores financeiros de uma empresa. Com isso, será muito mais fácil entender a situação de uma organização para, posteriormente, criar estratégias e definir planos de ação para melhorar os resultados em longo prazo.
Podemos citar como vantagens de trabalharmos com indicadores financeiros:
O conhecimento prévio da atual situação financeira da empresa;
Tentar se antecipar às mudanças necessárias antes de acontecer o pior;
Melhor direcionamento para atingir os objetivos e estratégias da empresa;
A empresa entrará em uma rotina de melhora contínua, elevando seus resultados e se diferenciando no mercado.
Os 5 principais indicadores de desempenho de uma empresa:
Os indicadores financeiros de uma empresa são diversos, cada um, responsável por mensurar e apresentar informações específicas sobre diferentes aspectos do negócio.
#1- MARGEM BRUTA
Um dos principais indicadores de uma empresa, a Margem Bruta mostrará quanto sua empresa ganha ao vender um produto ou serviço depois de descontar as despesas para produzi-lo e vendê-lo.
#2- MARGEM LÍQUIDA
Dentre os indicadores financeiros de uma empresa ligados à margem, a Margem Líquida, por sua vez, irá indicar o que restou do valor de vendas após a dedução de todas as despesas (incluindo o imposto de renda). A Margem Líquida mostra qual é o lucro líquido para cada unidade de venda da empresa. Quanto maior for a margem líquida, maior será a sobra que a empresa terá após o recebimento das vendas e a retirada de todas as taxas e deduções.
#3- MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO
A Margem de Contribuição representa quanto da venda de cada produto/serviço contribuirá para a empresa cobrir todos os custos e despesas fixas e ainda gerar lucro
Conhecer a Margem de Contribuição que as vendas proporcionam é fundamental para o planejamento de qualquer empresa e essencial para poder tomar decisões relacionadas a investimentos e expansão. Se a MC não for boa o suficiente, a empresa pode estar vendendo bastante e mesmo assim tendo prejuízo.
#4- PONTO DE EQUILÍBRIO
Ponto de Equilíbrio é a quantidade de receitas mínimas que uma empresa necessita para cobrir todos os seus custos e despesas.
É importante conhecê-lo para que se possa saber o quanto é necessário vender, no mínimo, não gerando nem lucro e nem prejuízo, para que a empresa não necessite de outras fontes de recursos para honrar seus compromissos. Muito usado para definir metas de vendas, por exemplo.
#5- LIQUIDEZ CORRENTE
A Liquidez Corrente irá mostrar o valor monetário que uma empresa tem para receber a curto prazo, associado ao valor que precisa pagar no mesmo período de tempo.
Ou seja, basicamente irá indicar as condições que a organização possui para cumprir suas obrigações em um curto prazo. Calcula-se através do ativo circulante dividido pelo passivo circulante.
Após conhecermos todos esses indicadores financeiros de uma empresa, fica claro que, independente do porte dos negócios ou o do seu mercado, é essencial para qualquer empreendedor conhecê-los profundamente e saber interpretá-los corretamente.
Ao saber compreendê-los, você conhecerá melhor os seus negócios, suas fraquezas e pontos fortes. Com isso, se tornará possível colocar em prática um planejamento estratégico adequado e realizar mudanças em busca de resultados cada vez melhores.